IMG-LOGO

Sobre nós

A Editora Itatiaia é a editora privada mais antiga do Brasil, datada de 1844. Somos a maior do segundo império, na qual Machado de Assis publicou quase toda sua obra. A Editora Itatiaia é uma das mais antigas de Minas com 70 anos de existência. 

Itatiaia tem o acervo da Livraria e Editora Garnier. E se é possível fazer um resumo do papel da Garnier na história do livro no Brasil só duas informações:  foi a editora de Machado de Assis como havia dito e influenciou tanto, mas tanto que, passados mais de cem anos, o formato francês de livro que eles adotaram se impôs, até hoje. Em 1934, Ferdinand Briguiet, comprou e abriu a Livraria Briguiet-Garnier. Na década de 50, foi propriedade da Difel e, em 1973, terminou nas mãos da Editora Itatiaia.

A história da edição em Minas Gerais, e mesmo da edição brasileira, é fortemente marcada pela presença da Editora Itatiaia. Nestas quase sete décadas de existência publicamos variados assunto e diferente autores. Mas firmou-se pelos clássicos, em especial, Kafka, Tolstói, Miguel de Cervantes, Goethe, Flaubert e Victor Hugo; os escritores mineiros, como Ascendino Leite, Cyro dos Anjos e Agripa Vasconcelos e pela qualidade da literatura infantil, com coleções inteiras de Júlio Verne, Andersen, La Fontaine e irmãos Grimm.

É fato que Rio de Janeiro e São Paulo são os centros da edição no Brasil, mas a capital mineira, desde a década de 50, vem projetando cada vez mais sua importância no espaço editorial nacional. A Editora Itatiaia é a mais antiga e a mais conhecida editora de Belo Horizonte, conforme destaca “O livro no Brasil”.

Somos um grupo sério e laborioso. Estivemos por um tempo  inativos e nos últimos anos e estamos nos reestruturando.